Deus-Trindade: O Amor na igualdade e na diferença

Na festa da „Santíssima Trindade“:

Na procura de palavras para exprimir o Mistério de Deus, os teólogos dos primeiros séculos do cristianismo chegaram a esta fórmula algo complicada ou talvez não: Deus é um só em três pessoas distintas, uma „Trindade“ de unidade ou uma unidade na Trindade. E a partir daí e até hoje  não parou o “ rio de tinta“  que os teólogos e filósofos têm feito correr para tentar explicar (ou compreender!?) o „como“, a viabilidade e racionalidade desta „formulação“ doutrinária (e na palavra formulação está a palavra „fórmula“). Os mais ousados foram condenados por heresia… Os mais tímidos mereceram apenas o nome de „dogmáticos“ ou de „apologetas“…

Mas não será que o problema que faz toda esta reflexão tão difícil não começa precisamente aí: – no querer traduzir Deus numa espécie de fórmula!?! Nenhuma fórmula, nenhuma teoria, nenhuma teologia pode exprimir este mistério de Deus-amor.   Toda a tentativa de explicar falha, porque Deus é o Inexplicável, o Transcendente, o Mais-além de toda a nossa capacidade de „apreender“ ou „compreender“.

Creio que a aproximação ao mistério da Trindade tem de passar pela compreensão da dinâmica da nossa experiência mística de Deus e pela pergunta sobre as capacidades de conhecimento de Deus que nos são oferecidas pelo próprio Criador.  Falar de „Deus acima de nós, Deus no meio de nós, Deus em nós (dentro de nós)“ é outra possibilidade. Há que sondar todas as tentativas de „dar nome“ às janelas, às brechas que furam a opacidade da experiência humana e nos permitem conhecer um pouco da imensidade de Deus. „Deus acima de tudo, através de tudo e em tudo“ (Paulo aos Efésios 4,6) . A criação com todos as suas obras e maravilhas;  Jesus e sua a proximidade  – melhor: intimidade – a este Deus dos Profetas e da História de Israel;  e a sensibilidade para a transformação em curso do mundo e das nossas vidas por uma „Força“ da qual falamos como „sopro“ ou „fogo“: são as três vias de acesso a Deus, tanto a nível do conhecimento como da relação (religião) pessoal. Tudo isto visto a partir de nós, do nosso lado. Mais  do que Deus é, o mistério da Trindade fala do modo como Deus se nos revela e da capacidade de nós o „experimentarmos“. 

Três dimensões de relação entre Deus e o ser humano: três „pessoas“, segundo o termo da antiguidade que era usado para designar a máscara do actor de teatro que, na mesma peça, executava vários papéis. Deus não tira máscara e põe máscara, mas, na Sua unidade permanente, encontra-se connosco na diferença da relação, na diversidade da experiência. As diferenças só são integradas  de forma reconciliada no amor e pelo amor. E Deus é Amor. Amor = Trindade = relação. Mas há um só Deus que é a Fonte de toda a vida e de todo o conhecimento. E as diferenças „surgem“ da Unidade por amor: para que a Unidade se nos torne acessível!

Jn

 

 

Advertisements

Über nunes2013

Sou assistente pastoral numa comunidade católica de língua portuguesa. Depois de nos últimos três anos (2013-2016) ter publicado reflexões sobre os evangelhos de domingo (que continuam aqui disponíveis), passarei a partir de agora a escrever pequenos comentários à 1ª leitura do domingo (quase sempre do Primeiro Testamento). Por necessidade e por opção, gosto de reflectir semana a semana os textos que nos são propostos para as celebrações dominicais. Esforço-me por partilhar a minha reflexão aqui, nesta página, à terça-feira. Para além disso, escrevo sobre temas relacionados com e/imigração e sociedade multicultural. O meu nome: Joaquim A Marques Nunes. A minha sigla: jn (Não escrevo segundo as normas do novo acordo ortográfico!).
Dieser Beitrag wurde unter evangelho abgelegt und mit , verschlagwortet. Setze ein Lesezeichen auf den Permalink.

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s