Advento com Natal à vista

Quarto domingo do advento. Texto da primeira leitura: 2 Samuel 7,1-5.8b-12.14a.16

O calendário tem destas coisas: pode acontecer, como é o caso deste ano, que o quarto domingo do Advento seja já a véspera de natal… Pode acontecer que o calendário civil faça teologia. A espera conduz inesperadamente ao acontecimento. O advento desvenda o mistério do natal. O „menino“ esperado desde David, descendente que „construirá“ no mundo „um palácio ao nome“ de Deus, é anunciado a Maria e a José, jovem casal sem palácio nem mesmo sem uma casa onde a grávida possa dar à luz…

Às vezes a história avança à velocidade do voltar de uma folha do calendário: o advento de repente é natal !

Se quiser leia ainda o comentário ao quarto domingo do advento aqui disponível no arquivo deste blog em https://jamnunes.wordpress.com/2014/12/19/a-deus-nada-e-impossivel/

 

Advertisements

Über nunes2013

Sou assistente pastoral numa comunidade católica de língua portuguesa. Depois de ao longo de três anos (2013-2016) ter publicado reflexões sobre os evangelhos de domingo (que continuam aqui disponíveis), escrevo agora semanalmente pequenas reflexões a partir do texto bíblico da 1ª leitura do domingo (quase sempre do Primeiro Testamento). Por necessidade e por opção, gosto de reflectir semana a semana os textos que nos são propostos para as celebrações dominicais. Esforço-me por partilhar a minha reflexão aqui, nesta página, à terça-feira. Para além disso, escrevo sobre temas relacionados com e/imigração e sociedade multicultural. O meu nome: Joaquim A Marques Nunes. A minha sigla: jn (Não escrevo segundo as normas do novo acordo ortográfico!).
Dieser Beitrag wurde unter Advento, Palavras que não passam (AT), Uncategorized abgelegt und mit verschlagwortet. Setze ein Lesezeichen auf den Permalink.

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s