Uma Igreja em caminhada sinodal (22)

Pequenos apontamentos sobre o Sínodo e sobre a Igreja que se quer sinodal

Como estava anunciado, foi publicada na tarde desta quarta-feira a mensagem do Sínodo a todo o “Povo de Deus”. Como se esperava também, não encontramos nela decisões concretas sobre tantas questões de actualidade eclesial, que foram de certo debatidas no Sínodo. O sentido de voto e inclinações dos participantes no Sínodo constarão então no documento final, ainda em fase de debate, antes de ser entregue ao Papa.

A “Carta ao Povo de Deus” transpira a satisfação e a alegria dos participantes nesta experiência que a Carta considera “sem precedentes”. Não há alusão a controvérsias nem a reformas programáticas. Mas fica o testemunho desta experiência sinodal: “Sínodo de Bispos”, mas com 80 não-bispos com direito a voto,  e entre estes um bom grupo de mulheres!

Deixo aqui uma longa citação da Carta ao Povo de Deus e o convite a lê-la por inteiro *

“Já passaram dois anos desde que, a pedido do Papa Francisco, iniciámos um longo processo de escuta e discernimento, aberto a todo o povo de Deus, sem excluir ninguém, para „caminhar juntos“, sob a guia do Espírito Santo, discípulos missionários no seguimento de Jesus Cristo.
A sessão que nos reuniu em Roma desde 30 de setembro foi um passo importante neste processo. Em muitos aspectos, foi uma experiência sem precedentes. Pela primeira vez, a convite do Papa Francisco, homens e mulheres foram convidados, em virtude do seu batismo, a sentarem-se à mesma mesa para participarem não só nos debates mas também nas votações desta Assembleia do Sínodo dos Bispos. Juntos, na complementaridade das nossas vocações, carismas e ministérios, escutámos intensamente a Palavra de Deus e a experiência dos outros. Utilizando o método do diálogo no Espírito, partilhámos humildemente as riquezas e as pobrezas das nossas comunidades em todos os continentes, procurando discernir aquilo que o Espírito Santo quer dizer à Igreja hoje.” 
(Carta da 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos ao Povo de Deus).

*Texto integral em https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2023-10/sinodo-publicada-carta-povo-deus.html

Über nunes2013

Depois de ao longo de três anos (2013-2016) ter publicado reflexões sobre os evangelhos de domingo (que continuam aqui disponíveis), escrevi depois semanalmente pequenas reflexões a partir do texto bíblico da 1ª leitura do domingo (quase sempre do Primeiro Testamento). Gosto de reflectir semana a semana os textos que nos são propostos para as celebrações dominicais. Esforço-me por partilhar a minha reflexão aqui, nesta página, à terça-feira. Para além disso, escrevo sobre temas relacionados com e/imigração e sociedade multicultural. O meu nome: Joaquim A Marques Nunes. A minha sigla: jn (Não escrevo segundo as normas do novo acordo ortográfico!).
Dieser Beitrag wurde unter Igreja sinodal veröffentlicht. Setze ein Lesezeichen auf den Permalink.

Hinterlasse einen Kommentar